Lidando com a birra
- Elaine Hames
- 16 de jan. de 2018
- 4 min de leitura
O que posso fazer quando uma criança tem um ataque de birra? Como posso ajudá- lá a lidar com isso?

Eu escolhi falar sobre birra porque tem chegado para mim muitas perguntas e dúvidas sobre como lidar esse tema.
Então, Vamos lá....
A birra é um movimento natural da criança que está em busca de realizar a suas necessidades e desejos. Nos momentos de birra ela pode se joga no chão, gritar, se sacudir, bate o pé, chorar.
As crianças quando estão fazendo birra elas estão em busca de alguma coisa, mas como elas ainda estão desenvolvendo uma forma mais saudável de buscar satisfazer essa necessidade ou desejo e não sabem como fazer isso, a birra surge.
Mas eu vou te dizer uma coisa... A BIRRA SÓ FUNCIONA PORQUE A GENTE DIZ QUE FUNCIONA!!!
Vou te explicar melhor...
Quando o seu filho se joga no meio do shopping querendo um brinquedo e você para parar logo com a birra, vai lá e compra logo o brinquedo ou atende prontamente sua vontade, para que ela pare logo de chorar, e e pelo amor de Deus, e a vergonha passe.
Porém, quando isso acontece, a criança entendeu que quando faz isso, ela consegue o que ela quer.
Dai em diante, esse processo de birra vai ficando cada vez mais complexo e elaborado e vocês, como pais e cuidadores, vão ficando com as mãos cada vez mais atadas e tendo cada vez mais dificuldades de lidar com isso. Não é verdade?
A birra é a comunicação de uma necessidade. Mas quem diz "você se comunicou de uma forma eficiente", é você.
Mas você deve estar se perguntando: Como que eu lido então com a BIRRA?
Você pode mostrar para a criança que desse jeito, ela não vai conseguir nada, que essa não é a melhor maneira de se pedir algo e de se conseguir o que se quer.
Então o seu grande desafio,na hora da birra é saber superar esse momento e não entrar no jogo do seu filho. Para isso, você tem que ser firme e não ceder ao show que vem acompanhado da birra.
Eu sei, você deve estar se perguntando: mas como eu consigo fazer isso?
Primeiramente manter muita calma e olhar nos olhos do seu filho e dizer para ele:
"ASSIM EU NÃO CONSIGO TE ENTENDER. PERCEBO QUE VOCÊ QUER ALGUMA COISA, MAS A MAMÃE E O PAPAI NÃO ENTENDEM QUANDO VOCÊ ESTÁ GRITANDO DESSE MANEIRA. EU VOU ESPERAR VOCÊ SE ACALMAR E A HORA QUE VOCÊ PARAR E SE ACALMAR, A GENTE PODE CONVERSAR E EU POSSO VER COMO POSSO TE AJUDAR."

O importante nesse momento é que a birra não venha seguida da conquista daquilo que a criança deseja ou necessite.
Pois a hora que isso acontece, a criança entende que descobriu uma forma de conseguir o que quer. E muitas vezes , a criança não dá conta de parar e pode continuar gritando. E nesse momento temos que lidar com ela com muita calma e respeito. Mas você precisa deixar bem claro para ela que desse jeito ela não vai conseguir nada.
A criança que começa a ter essas respostas nos momentos de birra, ela vai se acalmando e com isso ela vai desenvolvendo a comunicação, pois percebe que dessa forma de birra, ela não comunica mais.
Então... Não tenham medo. Eu sei que é um momento de super tensão, porque isso normalmente acontece em lugares públicos, num passeio, e você não quer que nada estrague esse momento.
Ma pense nisso: É um momento de ensinar algo importante para seu filho, momento de ensinar uma nova maneira de se comunicar e de ser compreendido.
Por isso, a hora que ela começar, e ao invés de gritar ou chorar, ela consegue se acalmar e consegue se comunicar e dizer o que quer, ai esse é o momento para ser supervalorizado. Porque exigiu um esforço enorme dela, para ela conseguir lidar com as próprias emoções e calmamente conseguir colocar em palavras.
Isso vale um abraço, vale um " te entendi" e um acolhimento. É isso que seu filho precisa: ser acolhido, com toda calma e amor.
Muitas pessoas tem me perguntado da birra, porque se assustam com a capacidade das crianças se dedicarem a esse momento. E quero dizer que esse momento tem muita força . Mas é uma força positiva, porém ela não aprendeu ainda a melhor forma de lidar com ela.
E esse é seu desafio: não se assuste, porque esse movimento faz parte do processo, ele faz parte da criança, pois ela ainda não aprendeu como se comunicar, como colocar o que está sentindo em palavras, não consegue lidar com os desejos e isso pode sair da forma mais espontânea que ela pode expressar. E ela pode expressar isso de uma maneira muito intensa e é essa intensidade que assusta.
Mas calma, siga seu coração, olhe nos olhos do seu filho e ajude ele a se comunicar de uma forma mais assertiva.
o que você pode então fazer com a criança é combinados. Deixe clara para a criança o que vocês irão fazer. Porque no momento que você explicou para criança e deu sua palavra e teve a dela também, vocês se fortalecem e fortalecerem esse momento, acima de tudo, com diálogo e afeto.
Os combinados sã muito importantes, no sentido de ser respeitado de verdade, e ela vai sentir na conversa e na sua intenção o peso de dar sua palavra e para isso a gente também tem que dar a nossa e cumprir o que a gente combina.
Com isso, o combinado pode ser uma boa maneira de antes de sair de casa para alguma situação que você já sabe que acontece momentos de birra grande estimulação. Ele pode ser uma maneira de cuidar antes e se preparar a criança para esses momentos.
Enfim, espero ter te ajudado a entender um pouco sobre a birra e como você pode lidar melhor nos momentos que ela surgir.
Espero que tenha gostado do texto. E se gostou, compartilha.
Psicóloga Elaine Hames
Psicoterapeuta infanto- juvenil.
Especialista em Gestalt- terapia.
CRP 12/13194



Comentários